A mousse é um dos doces mais pedidos em festas, seja nas de fim de ano, ou naqueles almoços de família de toda semana. O bom dessa receita é que ela combina com diversos sabores, como limão, pêssego, maracujá, chocolate e morango.
De origem francesa, muitos dizem que essa maravilha nasceu na terra da Torre Eiffel.
Ganharam muitas versões e algumas levam leite e ovos, enquanto outras são preparadas apenas com gelatina ou clara em neve.
O interessante é que as mousses são bem práticas de serem preparadas, já que elas não vão ao fogo, a não ser para derreter o chocolate da calda, por exemplo, e são servidos sempre gelados.
Conservam-se bem congeladas por algumas semanas, mas após o descongelamento devem ser consumidas imediatamente.
Existem muitas teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma Antiga existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa.
Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra.
Mousse na França ou musse no bom português significa algo leve e espumoso, porém com textura estável, que são, de fato, as características desse doce.
Para conferir receitas de mouse, como o musse fácil de morango, acesse o portal Minuto Receitas.
Feito por Marília Rocha
Mousse – saiba como o doce foi inventado
VEJA IMAGENS DE MOUSSE: