Principais erros no registro de patente para você evitar

O processo para registrar uma patente é bem demorado, trabalho e também rigoroso, especialmente pela quantidade de exigências que devem ser cumpridas para que esse registro seja realizado efetivamente. Além disso, muitas pessoas cometem erros durante o processo, o dificultando ainda mais.

Portanto, antes de você correr atrás de iniciar o seu registro de patente, é de extrema importância que você faça uma pesquisa prévia, como dos erros que devem ser evitados durante o processo de registro.

Para te ajudar nessa missão, separamos os principais erros no registro de patente que devem ser evitados e algumas outras dicas que você deve conhecer. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é o registro de patente?

Resumidamente, a patente é um documento expedido por uma repartição pública, que tem como principal função reconhecer os direitos de propriedade de uma invenção, além do uso exclusivo da mesma. Ela é concedida pelo Estado aos inventores, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas.

No Brasil, o registro de patente é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que irá fazer um julgamento de acordo com a legislação.

 

Principais erros ao registrar uma patente

Como citado anteriormente, o processo para o registro de patente é muito demorado e, ao cometer alguns erros, registrar sua patente pode te causar muitas dores de cabeça. Para que você não cometa erros comuns, conheça-os:

  • Divulgação antecipada: não exponha sua ideia ou produto aos possíveis clientes antes dela estar devidamente patenteada;
  • Não fazer a pesquisa prévia para ver se a sua ideia já está patenteada;
  • Não detalhar o pedido de registro de patente;
  • Não delimitar a titularidade de sua criação;
  • Não contar com profissionais especializados nessa área.

 

Dicas para fazer o registro de patentes

Finalmente, confira mais algumas dicas práticas para que o seu registro de patente seja um sucesso:

  • Conte com especialistas;
  • Leia o “Manual de Marcas” do INPI;
  • Realize também, uma pesquisa internacional sobre sua criação.

Seguindo as dicas anteriores, o registro será facilitado e você poderá usufruir dos benefícios o quanto antes!

Principais erros no registro de patente para você evitar

Principais erros no registro de patente para você evitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *