Pequenos negócios: vale a pena registrar marca?

Assim como todos os processos realizados dentro de grandes e pequenas empresas, registrar uma marca é uma etapa burocrática, por esse motivo muitos empresários não fazem esse registro, com o mito de que apenas grandes empresas devem fazer o registro da marca.

No entanto, atualmente, até mesmo as pequenas empresas estão buscando diferencial e uma boa reputação no mercado, com diferenciais competitivos — como o registro da marca —, que estimulam o crescimento dessas empresas diante de tantas empresas presentes no mercado.

Diante disso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o registro de marca. Continue lendo e saiba se vale a pena registrar a marca de pequenos negócios!

Vale a pena registrar marca de pequenos negócios?

Sim! Além de valer a pena, fazer o registro de marca de pequenos negócios é extremamente importante e necessário, considerando que, o registro nada mais é que a formalização da proteção do negócio e propriedade sobre uma marca (nome e logo).

O registro de marca é realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e é amparado pela legislação (Lei 9.279/96, Lei da Propriedade Industrial).

Diferente do CNPJ, a marca registrada pode ser transferida em uma negociação de venda da empresa ou ser herdada por descendentes, tal qual a escritura de um imóvel ou terreno.

 

Importância do registro de marcas

O registro de marca tem como principal objetivo evitar que uma pessoa utilize o mesmo nome e logo de sua empresa, ou seja, essa é a principal importância para evitar problemas nas atividades diárias de seu pequeno negócio. Confira outros benefícios:

  • A marca se torna um bem imaterial da empresa;
  • O valor da empresa pode aumentar de acordo com a marca;
  • Necessário para expandir o negócio;
  • Lucro na comercialização de produtos.

 

Como registrar a marca de um pequeno negócio?

É necessário passar por inúmeras etapas para que a marca seja registrada corretamente, confira:

  • Verificação de nomes já registrados: não deixe de fazer uma pesquisa para ver se existe uma marca igual ou semelhante registrada no mesmo segmento, essa pesquisa pode ser realizada facilmente no site do INPI;
  • Definição da classe de registros: faça uma pesquisa das classes que se aplicam melhor em seu negócio;
  • Pague a primeira taxa;
  • Preencha os formulários corretamente;
  • Faça o acompanhamento mensal;
  • Pague a última taxa.

Para facilitar o seu trabalho, recomendamos que você conte com profissionais para realizar um acompanhamento mais eficaz!

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