Registro de marca e patente: saiba as diferenças!

Marcas e patentes são termos muito utilizados no meio empresarial, que podem confundir muitos profissionais que não têm conhecimento jurídico, considerando que, ambos os termos são relacionados a atividades empresariais e tem como principal objetivo proteger sua grande ou pequena empresa.

Portanto, para que você possa continuar efetuando suas atividades na rotina de trabalho, sem maiores dores de cabeça, é de extrema importância conhecer a diferença entre marca e patente e qual é necessário registrar.

Diante disso, selecionamos todas as diferenças que você precisa conhecer entre o registro de marcas e patentes e qual é o registro ideal para sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é uma marca?

De uma forma muito geral, a marca é a distinção entre uma empresa e outra, afinal, uma marca bem consolidada no mercado pode se diferenciar e distinguir facilmente de outras marcas do mesmo segmento. Sendo assim, a marca é um símbolo com a função de diferenciar uma empresa da outra.

Para proteger seus direitos jurídicos e também seus consumidores — evitando com que eles utilizem os serviços e produtos de outra marca pensando que são de sua empresa —, é fundamental que você faça o registro de sua marca corretamente e em conformidade com a legislação.

 

O que é uma patente?

Já uma patente, é um título de propriedade que se dá a uma invenção, assim como a marca, esse título é conferido pelo Estado e concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O principal objetivo de registrar a patente é evitar com que terceiros fabriquem, usem ou comercializem a sua criação.

Embora registrar a patente seja muito importante, existe um processo longo e alguns requisitos para que ela possa ser registrada: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Por esse motivo, indicamos que você conte com profissionais especializados na área para que esse processo seja eficaz e todos os passos sejam seguidos corretamente.

 

De qual registro a sua empresa precisa?

Caso sua empresa ou negócio não ofereça aos clientes nenhum produto, serviço ou tecnologia novos no mercado, não existe nenhuma necessidade de você fazer o registro de patente — os três requisitos citados acima não serão cumpridos corretamente.

Caso sua empresa oferte novos produtos, serviços ou tecnologia, conte com profissionais para providenciar todas as informações e etapas necessárias para o registro de sua patente!

Registro de marca e patente: saiba as diferenças!

Registro de marca e patente: saiba as diferenças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *