O que é Crowdfunding?
O Crowdfunding é um financiamento coletivo popularizado em 2009, nos Estados Unidos. De modo que, é uma plataforma em que o usuário consegue realizar o lançamento de uma campanha e contar com a ajuda de centenas de pessoas para financiar a ideia ou o projeto.
É comum que em troca da ajuda dos colaboradores, o empreendedor ofereça algumas recompensas, como: brindes ou descontos em produtos. No entanto, essa retribuição pode variar conforme o capital investido.
A modalidade virou tendência principalmente pela democratização que ela proporcionou, pois, a facilidade e segurança desses sistemas permitem que pequenos negócios consigam maiores investimentos. Em contrapartida, essa rentabilidade depende da divulgação e, consequentemente, do engajamento das pessoas.
Atualmente, é possível realizar diferentes maneiras de crowdfunding, exemplo, financiamento de artista em algum evento, produção de um produto ou para manutenção de um blog ou site independente.
O que é Crowdsourcing?
O Crowdsourcing é a utilização dessas plataformas de vaquinha online para encontrar pessoas ou empresas que possam prestar um determinado serviço. Em outras palavras, o processo é baseado em descrever qual será o seu projeto e aguardar o retorno de profissionais interessados com propostas e orçamentos.
A modalidade conta com freelancers e pessoas interessadas na contratação de alguém para algum serviço. Desse modo, é um sistema interessante, pois, aproxima profissionais talentosos que estavam esperando uma oportunidade de mostrar as suas habilidades de pessoas que estão precisando de ajuda com alguma atividade.
A vantagem de quem está em busca de prestadores de serviço, é poder analisar todas as propostas, experiências e portfólios para decidir qual o melhor para o projeto.
Qual a diferença entre Crowdfunding e Crowdsourcing?
Embora a pronúncia seja semelhante, existe uma diferença entre os dois conceitos. Logo, o Crowdfunding é utilizado para a captação de recursos financeiros, ou seja, tem o objetivo de arrecadar fundos para uma ideia ou projeto.
Em contrapartida, o segundo conceito, está associado à busca de usuários que possam contribuir na prestação de um determinado serviço e, consequentemente, solucionar o problema do contratante.
As plataformas de financiamento coletivo são tendências no mercado de investimentos. De modo que, tem contribuído para o sucesso nos negócios de grandes e pequenos empreendedores.