Uma pesquisa feita em 2019 mostrou que naquela época havia mais de 930 mil sites de comércio eletrônico aqui no Brasil. Ela foi feita pela parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil. Acontece que a gente sabe que a pandemia jogou esses números lá para cima (sim, mais ainda) e acirrou a disputa por um espaço na internet. Aí, empresas começaram a pensar em como se destacar e veio o SEO para e-commerce.
Para muitos empreendedores, criar um site de vendas se resume somente em carregar os produtos e disponibilizar meios de pagamento para que os clientes possam adquirir o que querem. Porém, com tantas lojas virtuais disponíveis, é necessário atrair e conquistar o consumidor. Quer saber como? Siga a leitura!
Foque em um público-alvo específico
O primeiro passo para se destacar em meio à enorme concorrência do comércio digital é focar suas vendas em um nicho específico. Isso significa que você precisa buscar solucionar um problema ou anseio característico de um grupo restrito, certo?
Desse modo, a chance da sua empresa conquistar um espaço naquele grupo de consumidores aumenta. Esse é um dos pontos de partida adotado por uma agência de Inbound Marketing.
Estude sua persona
Para que o primeiro seja executado com êxito, é essencial estudar a fundo a persona do seu negócio. Persona é basicamente um personagem que representará seu cliente ideal, sendo mais específico do que a do público-alvo. Além de informações demográficas, são considerados elementos como gostos, costumes, hobbies, hábitos, necessidades e medos.
A partir dessas informações, fica bem mais fácil entender seu público. Você ainda pode usá-las para segmentar uma campanha, como links patrocinados Instagram.
Tenha um ótimo atendimento
Olha, um erro comum: muitos e-commerces enxergam o atendimento apenas como pré-requisito a ser cumprido. No entanto, pode ser um ponto fundamental para conquistar os usuários e fidelizar clientes, concorda? Então, dê uma atenção especial para aquelas pessoas que estão indo até a sua loja virtual.
Preze pela experiência do cliente
Procure sempre oferecer uma boa experiência para o cliente. Isso inclui o fornecimento de várias opções de pagamento em seu comércio, a melhor navegação possível em seu site e a publicação de conteúdos relevantes em seus canais de comunicação (olha o SEO para e-commerce aí!). Entre outros pontos, claro.
O grande lance é ter o pensamento de “o cliente em primeiro lugar”. Assim, você pode colocar seu e-commerce em destaque frente aos concorrentes que não seguem a mesma ideia.Por fim, recomendamos fortemente a contratação de uma boa agência de marketing especializada em SEO. Ela é capaz de deixar suas páginas no topo das pesquisas orgânicas.